Origem

AÇAFRÃO

Origem

AÇAFRÃO

AÇAFRÃO

O açafrão é usado para acrescentar um sabor distinto, aroma e cor aos pratos doces e salgados. Esta especiaria especial deve as suas origens aos estigmas vermelhos de uma especial flor de açafrão, Crocus sativus, que cresce em algumas das mais inóspitas regiões do mundo e que têm de ser escolhidas e colhidas com grande cuidado.

Apenas podem ser colhidos três fios de uma flor de cada vez, isto é, 1 grama de açafrão requer a produção de 150 fios de açafrão - dizem que vale mais do que o seu peso em ouro.

Perfil do aroma

O açafrão é uma especiaria complexa, por isso, o seu sabor pode ser difícil de caracterizar. Alguns comparam-no ao açafrão-da-índia mais comum, enquanto outros dizem que tem um sabor floral e doce que equilibra o seu toque amargo, suave. No entanto, há uma coisa que todos concordam - o açafrão realmente não se assemelha a nada. Triturar o açafrão antes de o mergulhar em água quente liberta a sua essência distintiva e aromática, e o seu sabor é ainda mais exacerbado quando é aquecido - certifique-se apenas de que não exagera, pois pode dar origem a um sabor mais fraco.

Mais bem usado em…

O açafrão combina muito bem com uma grande variedade de ervas aromáticas e especiarias, como a paprica e o alecrim. Para uma paelha verdadeiramente autêntica, tente triturá-lo levemente e mergulhá-lo em um pouco de água quente antes de adicionar ao arroz - esta técnica também funciona bem nos risotos. O açafrão é um ingrediente presente numa grande variedade de pratos europeus - da Bouillabaisse francesa ao risoto milanês italiano. Curiosamente, também combina bem com sobremesas - experimente fazer sorbet de açafrão com alperce e avelãs.

História

Pode ser surpreendente saber que o açafrão é cultivado perto da costa inglesa do Essex há mais de 400 anos, sendo a cidade Tudor de Saffron Walden o coração da colheita. Como uma das especiarias mais prestigiadas do mundo, o açafrão era um símbolo de estatuto na Idade Média - e não demorou muito para que alguns comerciantes oportunistas começassem a vender falsificações. A prática tornou-se tão prolífica que passou a ser punível com a morte - em 1444, um falsificador foi condenado a ser queimado na estaca por adulterar a especiaria.

Sendo algo tão valioso, mesmo hoje, não é surpresa que ainda seja propenso a falsificação. É por essa razão que nós, na McCormick, desenvolvemos o nosso próprio teste de ADN para certificar-se da proveniência e pureza do nosso açafrão e igualmente por essa razão só vendemos fios inteiros e evitamos os açafrões em pó de qualidade inferior.

Sabia?

- O cultivo de açafrão é uma prática precisa - cada fio de açafrão é colhido à mão no meio do outono, e deve ser colhido ao amanhecer antes que a flor do açafrão murche

- A palavra Açafrão vem do árabe 'Za'faran' - que significa 'Amarelo'

- Normalmente, quanto mais escura for a cor, maior a qualidade