A noz-moscada é conhecida como uma especiaria com um travo de nozes e amadeirado encontrado na árvore com o mesmo nome. O que pode não saber é que, embora seja por engano referida como macis e venha da mesma árvore, a noz-moscada é, de facto, um componente diferente do fruto sempre-verde da árvore. O macis deriva do invólucro vermelho da noz moscada, enquanto a noz-moscada é a semente do fruto e é encontrada no seu centro. Ambos são tradicionalmente utilizados em pratos agridoces, como cremes e sobremesas, mas diferem ligeiramente no sabor - a noz-moscada confere aos pratos vida, um tom mais quente e um travo a nozes e o macis adiciona um tempero mais forte e picante.
Perfil do aroma
A noz-moscada está repleta de óleos essenciais que são responsáveis por esse sabor doce distinto. O seu alto teor de óleo garante que o sabor seja facilmente retido em todas as formas, por isso, apenas uma pitada de noz-moscada moída pode ser suficiente para conferir mais sabor aos pratos. É altamente aromática, com tons amadeirados e pode possuir um sabor um pouco amargo para alguns gostos. Ao longo dos anos, desenvolvemos um processo de moagem especial para preservar ainda mais esses óleos voláteis.
Mais bem usada em…
A noz-moscada é considerada uma boa combinação para todos os tipos de pratos salgados e doces, e a sua intensidade impressionante faz a diferença apenas com uma pequena pitada. Use-a para adicionar uma riqueza subtil aos espinafres, cenouras ou mesmo ao molho à bolonhesa, polvilhando uma pitada no final do cozimento. Uma pitada de noz-moscada também é excelente sobre lasanha ou macaroni cheese (massa com queijo), ou adicionada ao molho bechamel com folhas de louro.
História
Cozinhar com noz-moscada remonta ao século IV, época na qual era amplamente utilizada na culinária asiática. No século XVIII, a noz-moscada foi considerada como um medicamento que cura tudo, o que deu lugar a toda uma série de falsificações. Os exemplos mais notórios foram em Connecticut, onde os vendedores desonestos moldavam madeira em forma de noz-moscada e as vendiam como sendo genuínas.
Sabia?
- A noz-moscada é importante para a ilha de Granada e, por essa razão, muitas vezes chamam
-lhe Ilha de Noz-moscada- A noz-moscada deve apresentar uma tonalidade castanha clara e possuir um sabor forte e aromático
- O povo acreditava que uma noz-moscada usada à volta do pescoço afastava espíritos malignos