Origem

ORÉGÃOS

Origem

ORÉGÃOS

ORÉGÃOS

Fresco e vibrante, com uma tonalidade verde-clara, a versatilidade do orégão ou orégano tornou-o numa erva aromática popular em todo o mundo - e combina perfeitamente com uma grande variedade de alimentos. Existem seis tipos desse membro da família da hortelã, bem como várias cultivares, e todos crescem especialmente bem em climas mais quentes. O componente chave é o Carvacrol, parte do óleo essencial responsável pelo sabor medicinal subtil da erva.

Perfil do aroma

Conhecido pelas suas aromáticas notas de terra, o orégão é amplamente reconhecido pelo seu cheiro doce distintivo como o coração da cozinha italiana. Os seus óleos essenciais preciosos conferem um aroma robusto, apimentado e floral, mas são muito delicados, logo, ao cozinhar, adicione o orégão apenas no fim para garantir o máximo impacto - se colocar mais cedo, pode queimar, resultando numa perda de intensidade.

Para preservar mais óleos essenciais no nosso orégão, só utilizamos produtores do mediterrâneo, depois colhemos cuidadosamente e secamos gentilmente cada cultivo no mesmo dia para garantir que o nosso orégão conserva mais desse sabor inconfundível e uma cor mais fresca e mais verde.

Mais bem usado em…

O orégão é mais comumente encontrado em cozinha mediterrânea, e combina muito bem com pizzas e massas. Para confecionar um saboroso molho de ervas aromáticas que combine muito bem com frango ou carne de porco, adicione vinho branco, caldo e cebola picada a natas. Adicione um fio de azeite, sumo de limão, sal e o orégão sobre o frango ou o cordeiro antes de assar para confecionar um delicioso prato repleto de sabor. Dê vida aos legumes assados com uma pitada ou duas, ou adicione ao alho para fazer um par perfeito.

A erva aromática também é utilizada em pratos mexicanos, pois o seu sabor refrescante pode moderar os pratos mais fervorosos. Um ingrediente chave na malagueta, também é ótimo em tacos, ou polvilhado sobre chouriço e adicionado a burritos. Combina especialmente bem com especiarias quentes, como a canela e o cominho. Uma boa dica é re-hidratar o orégão com um pouco de água ou óleo antes de usar - esse truque simples irá reavivar a erva, garantindo a máxima intensidade de sabor.

História

Embora amplamente associada à cozinha italiana, a palavra 'Oregano', na verdade, deriva do grego antigo, sendo mais provável o mesmo ter sido aí descoberto do que do outro lado do Mar Jónico. A lenda diz que a erva foi criada por Afrodite, a deusa grega do amor, e tornou-se tão reverenciada que os recém-casados eram coroados com grinaldas de orégãos para abençoá-los com felicidade.

Tendo sido anteriormente valorizado pelas suas propriedades curativas, a conquista romana da Grécia trouxe-o para a cozinha, e logo se tornou num acessório em pratos de carne e peixe - e até no vinho.

Embora tenha permanecido popular em toda a Europa ao longo dos séculos, o orégão era relativamente desconhecido na América até à Segunda Guerra Mundial, até aos soldados, que trabalhavam no estrangeiro, o introduzirem ao regressarem a casa. Hoje, o orégão é mais utilizado como um delicioso tempero de pizza.

Sabia?

- A palavra orégão vem das palavras gregas 'oros' (montanha) e 'ganos' (alegria), que se traduz vagamente por "alegria da montanha"

- Os antigos gregos permitiam frequentemente que as vacas pastassem em campos de orégãos, acreditando que assim a carne se tornaria mais saborosa

- Um arbusto de orégão pode crescer até 80 cm de altura (31,5 pol.)