Origem

PAPRICA

Origem

PAPRICA

PAPRICA

Com uma tonalidade vermelha rubi e um aroma deliciosamente picante, a paprica é uma das especiarias favoritas em todo o mundo, e vem em muitas variedades, doce, picante e fumada. É especialmente popular na Europa, onde cada país tem a sua própria versão tradicional. Na Áustria e na Hungria, é usada livremente em panelas fumegantes de goulash quente, enquanto nenhuma paelha espanhola está completa sem uma pitada de paprica fumada. O sabor picante é também usado em Portugal, onde é adicionada aos ensopados de peixe tradicionais.

Embora faça parte da mesma família do Capsicum como a malagueta, a paprica é feita de pimentão doce, por isso é muito menos intensa do que a pimenta-caiena e a malagueta picantes. Esta especiaria vermelha brilhante viva é ótima como guarnição e para temperar tudo com moderação, desde ovos endiabrados (devilled egg) até batatas em quartos.

Basta esmagarmos vagens de pimentão vermelho inteiras para que a nossa paprica revele todo o seu sabor.

Perfil do aroma

Uma especiaria em pó que vem dos pimentões vermelhos, a paprica possui notas de terra subtis, com um gosto doce e apimentado. A paprica fumada possui toda a atração da original, mas com a vantagem adicional de um sabor a grelhado, que decorre do processo de ser seca em fogo de madeira de carvalho. Este tom rico dá-lhe uma vantagem real, proporcionando um vigor único para marinadas, guisados e cozidos. Cuidadosamente cultivada e embalada de forma a conservar frescura, envidamos todos os esforços para garantir que este tempero dê vida aos seus cozinhados.

Mais bem usada em…

A paprica combina particularmente bem com pratos de carne - tempere pratos de carne de porco e frango com esta especiaria para adicionar profundidade, sabor e cor. Se deseja saber o segredo de uma autêntica paelha espanhola, combine paprica com açafrão. Essa combinação adiciona uma deliciosa explosão de cor aos alimentos, por isso, experimente colocar uma pitada sobre ovos com maionese, molho branco ou sopas cremosas. Para confecionar um delicioso assado, polvilhe a paprica sobre batatas novas, pimentos e cebolas para conferir um sabor empolgante ao jantar de domingo. Também pode enriquecer qualquer salada misturando paprica, sumo de limão e azeite e regar as folhas livremente.

História

Embora amplamente utilizada na Europa de hoje, acredita-se que a paprica vermelha tenha as suas origens na América Central, onde os pimentos eram usados tanto para alimentos como para decorações. Não foi introduzida na Europa até Cristóvão Colombo tê-la trazido para a Espanha no século XV, no entanto, inicialmente foi considerada uma planta ornamental. Em meados do século XX, os pimentos começaram a ser usados na culinária, e a Hungria iniciou a tendência, que se espalhou por todo o mundo, adotando a paprica como uma das suas especiarias mais utilizadas.

Sabia?

- Embora exista numa variedade de formas, a paprica está mais comummente disponível em pó

- A Hungria é um dos maiores fornecedores mundiais de paprica

- A paprica é usada como um corante natural