Cheias de sabor à boca e um toque picante pronunciado, mesmo uma pequena quantidade de malagueta pode ter um grande impacto. Com inúmeras variedades disponíveis, as malaguetas transformaram milhões de pratos em todo o mundo, ao longo de milhares de anos. A malagueta pode conferir tanto um aroma subtil como intenso, e ser uma boa adição a pratos doces ou salgados.
A capsaicina encontra-se presente em todas as malaguetas, um componente produtor de ardor responsável por esse aroma picante distintivo, e as diferentes intensidades são medidas em unidades de Scoville. Basicamente, quanto mais capsaicina, mais elevada será a sua posição na escala, variando de 0 - um pimentão-doce a 2.200.000 - a flamejante Carolina Reaper.
Perfil do aroma
A pimenta-caiena vermelha-rubi tem um aroma fumado e intenso, portanto, é mais bem usada com moderação. A meio da escala estão os flocos de malagueta, que são ótimos para conferir um sabor distinto e um apelo visual, e podem ser usados de forma mais livre, polvilhados sobre tudo, desde saladas a refogados. Para intensificar o seu aroma, são necessários muitos cuidados no cultivo de malaguetas - desde a escolha das melhores condições do solo e clima até ao uso de embalagens seladas em folha de alumínio para conservar o sabor.
A malagueta é muito mais concentrada quando está seca e moída, por isso, apenas uma pequena colher pode adicionar muito sabor. Se não tiver a certeza sobre os seus níveis de tolerância, o segredo para controlar o grau de picante é o tempo. Para uma abordagem mais suave, adicione ao final da confeção do prato, ou ao início para obter um grau picante adicional - a malagueta reconstitui-se, tornando-se ainda mais picante.
Mais bem usada em…
Muitas receitas podem beneficiar de uma revigorante explosão de malagueta. Uma pitada de pimenta-caiena adicionada aos molhos de carne acrescenta um aroma distintivo ao almoço de domingo, caril e um empadão shepherd's pie. Flocos de malagueta e sumo de limão adicionam um gosto especial a marinadas, frutos do mar ou em cima de torradas com abacate para tomar um pequeno-almoço saudável e delicioso. Se gostar de doces, não há melhor combinação do que chocolate e malagueta - adicione flocos de malagueta ao chocolate quente ou ao bolo de chocolate para dar um toque subtil a um clássico.
Benefícios da malagueta para a saúdeSe está a tentar reduzir o consumo de sal, a malagueta é uma ótima maneira de temperar os pratos. Embora não esteja cientificamente provado, dizem que os benefícios para a saúde da malagueta são abundantes - aumento da imunidade e limpeza do congestionamento, para combater a inflamação. Acredita-se que a pimenta-caiena ajude à digestão e reduza a tensão arterial. O nosso instituto de ciências está a explorar essas teorias com uma série de estudos e descobriu que uma refeição com adição de picante relevou sinais de aumento da taxa metabólica e ajuda na digestão. Leia aqui toda a informação sobre o assunto.
História
A malagueta foi introduzida na Europa e na Índia nos séculos XV e XVI, quando os navegadores portugueses chegaram à América Central. Os exploradores do Novo Mundo confundiram o calor ardente da malagueta (Capsicum) com pimenta preta, e logo colocaram um nome incorreto à sua descoberta para a confusão das gerações futuras. As malaguetas têm sido cultivadas na América do Sul e Central por mais de 9000 anos e eram utilizadas para decoração, como medicamentos e para temperos.
Sabia?
- Por mais estranho que pareça, as malaguetas inserem-se na família Solanácea juntamente com os tomates e batatas
- Para acalmar uma boca ardente de malagueta, beba um copo de leite frio
- O picante da malagueta provém da sua polpa, e não das sementes como amplamente se acreditava
- Não esfregue os olhos depois de tocar numa malagueta, pois a capsaicina pode queimar mesmo em pequenas doses
- O nível picante da malagueta pode depender de onde ele é cultivado - geralmente, quanto mais quente o clima, mais picante é a malagueta