Origem

PIMENTA-DA-JAMAICA

Origem

PIMENTA-DA-JAMAICA

PIMENTA-DA-JAMAICA

Sabia?

Columbus introduziu a pimenta-da-jamaica na Europa, no século XVI. É uma das poucas especiarias nativas do hemisfério ocidental e, apesar de terem sido feitas muitas tentativas para cultivar a pimenta-da-jamaica em outras partes do mundo, continua a ser a única especiaria comercialmente produzida em exclusivo nesta área. A pimenta-da-jamaica era originalmente usada pelos índios americanos para conservar carnes e peixes. O termo bucaneiro provém das carnes curadas com pimenta-da-jamaica dos índios Arawak, chamado boucan, adotada pelo piratas que utilizavam a ilha da Jamaica como uma base para invadir navios.

Qualidade

As bagas de pimenta-da-jamaica contêm o teor de óleo mais elevado e uma tonalidade castanha avermelhada. O eugenol é o principal óleo volátil que proporciona o sabor.

Uso

Adicione a uma mistura de sumo de laranja, açúcar mascavado e óleo e, em seguida, tempere presunto fumado ou bifes de carne de porco antes de grelhar. Utilize para temperar guisados de carne de vaca ou cordeiro para conferir uma ardência adicional de sabor. Misture na salada de frutas ou fruta cozida para intensificar o sabor. Use em vários pratos caribenhos para conferir um sabor autêntico.

Informação nutricional

Valor energético por 100 g: 358 kcal

Proteína por 100 g: 6,1 g

Hidratos de carbono por 100 g: 74,3 g

Lípidos por 100 g: 4 g